Como gerar ideias para startups

Quando você estiver tentando pensar em ideias para startups é útil ter um processo que lhe ajude a idear. Aqui, vamos revisar algumas perguntas e sugestões que podem lhe guiar no processo de encontrar a sua próxima grande ideia!

Resumo

  1. O que você e seu time são experts em?
  2. Que problemas você ja encontrou?
  3. O que você gostaria que existisse?
  4. O que recentemente mudou no mundo e que oportunidades essas mudanças criam?
  5. Existe alguma variante de uma empresa de sucesso que ainda não foi feito?
  6. Converse com pessoas!
  7. Que grande industria ou processo comum lhe parece difícil ou quebrado?

1 - Você é um expert em que?

Um excelente ponto de partida para começar a pensar em ideias é a sua area de expertise.

Você é um programador? O que pode ser melhorado na sua forma de trabalhar? Talvez novas linguagens de programação, novos frameworks, novas IDEs? O que lhe deixa mais devagar ao trabalhar? Você ja criou scripts ou programas que lhe ajudam e que poderiam vir a beneficiar outras pessoas?

Você é um artista? Como você compra a sua tinta? Como você encontra ou produz uma tinta da cor ideal? Como você vende as suas obras de arte? Há algo replicável?

Tente determinar como você fez a sua profissão mais fácil e melhor a medida que suas habilidades se desenvolveram em sua area e tente identificar quais dessas melhoras poderia trazer valores a terceiros.

Um exemplo de empresa que surgiu via esse pensamento foi o (SétimoAno)[https://setimoano.com/]. Criada por médicos que perceberam que existia muito para recém formados aprenderem antes de estarem prontos para entrar no mercado de trabalho.

2 - Que problemas você ja encontrou?

Durante a sua vida (tanto profissional quanto pessoal) que problemas você ja encontrou?

Foi seguindo esse framework que abri a minha primeira empresa. Eu estava trabalhando numa rede de açougues e percebi que havia uma demanda suprimida para entregar os produtos em domicílio por parte de pessoas e pequenas empresas como bares e restaurantes. Baseado nessa realização, abri o (Bigdelivery)[https://bigdelivery.com.br] em Salvador. Uma açougue virtual que ja entregou mais de 1 milhão de itens.

O que você ja percebeu? O que tem feito a sua vida particularmente difícil? Enquanto trabalhava, que pequenas coisas sempre lhe chatearam? O que você sentia que deveria ser feito de uma forma melhor?

3 - O que você gostaria que existisse?

Durante a sua vida, você ja parou e pensou: Isso tinha que ser diferente. Esses momentos podem ser boas oportunidades de negócios!

Eu lembro que ainda na minha universidade enquanto trabalhava tarde no campus muitas vezes eu pensei: Poxa, seria muito bom se tivesse delivery daquele restaurante. Alguns anos depois, surgiu o iFood. Uma empresa que solucionava exatamente esse problema.

Porém, essa categoria de ideias é uma que você deve tomar cuidado. Muitas ideias desse tipo podem parecer boas mas acabam sendo parte de um nicho muito pequeno ou impossivelmente difíceis de solucionar.

4 - O que recentemente mudou no mundo e que oportunidades essas mudanças criam?

Muitas grandes ideias se tornam oportunidades apenas quando há mudanças externas. Por exemplo, a criação e a popularização da internet foi o que tornou possível empresas como o Facebook (redes sociais), a Amazon (eCommerce) e muitas outras.

O que mudou recentemente no mundo? Tem alguma ideia que você ja teve que seria mais apropriada hoje do que era na época em que você primeiro a teve?

Tem alguma mudança que você esta numa posição privilegiada para ter percebido? Por exemplo, novas ferramentas de trabalho? Existe alguma extensão ou variante dessas ferramentas que você acredita que seriam de grande valia?

5 - Existe alguma variante de uma empresa de sucesso que ainda não foi feito?

Você consegue pensar em alguma empresa que teve sucesso recentemente cujo modelo de negócio poderia ser adaptado para outro nicho?

Isso pode ser aplicado de muitas formas. Por exemplo, você esta num país onde empresa X ainda não existe? Será que uma empresa similar a X poderia existir em seu país? Será que startup Y poderia existir com outro nicho de produtos?

Porém, considere a empresa de forma holística antes de começar uma startups baseado na mesma. Tente entender o porque da empresa na qual você esta se inspirando ter tido sucesso. Será que a mesma trajetória seria replicável no mercado no qual você planeja entrar?

6 - Converse com pessoas!

Como uma startup, conversar com usuários é imprescindível. Essas conversas não precisam acontecer apenas depois de você abrir a sua empresa. Comece conversando com pessoas o mais cedo possível. Pessoas (e futuros usuários) podem ser uma excelente fonte de inspiração.

Isso pode servir de substituto em tentar se tornar um expert no assunto. Você pode usar da expertise de outras pessoas. Que problemas elas tem encontrado nas areas de trabalho delas? Que problemas elas encontram nas vidas delas? O que elas tem em comum?

7 - Que grande industria ou processo comum lhe parece difícil ou quebrado?

Que empresa grande que existe hoje lhe parece tão absurdamente ruim ou complicado de usar que você sente que deveria ter uma alternativa melhor?

Um exemplo dessa estratégia é o Nubank cuja missão foi simplificar o cartão de crédito.

Que outras indústrias você acredita serem lentas? Complicadas? Ou que podiam funcionar de forma melhor? Você consegue pensar em uma alternativa?

Conclusão

Grandes ideias para startups podem surgir para você de forma completamente orgânica. Porém, se você estiver tentando gerar novas ideias ter uma série de perguntas guias como as apresentadas acima pode ser um bom ponto de partida.