Qual a aceleradora certa para a minha startup?

Aceleradoras de startups (e, similarmente, incubadoras) são empresas que focam em auxiliar startups a chegar a etapa de crescimento mais rapidamente enquanto que simultaneamente reduzindo as chances da empresa fechar por falta de um encaixe entre o produto e o mercado. Geralmente, em troca de participação na empresa, incubadoras oferecem consultoria, contatos com investidores, mentoria, serviços auxiliares e espaço físico. Muito frequentemente, no final do período de incubagem, as startups são apresentadas a investidores num evento denominado “demo day”.

Nos últimos anos o número de incubadoras e aceleradoras de startups cresceu substancialmente. Então como escolher a melhor aceleradora para a sua empresa? Alguns pontos importantes para se considerar incluem:

  1. Existem incubadoras especialistas (como venture builders) e generalistas (como o YCombinator). Se estiver escolhendo uma incubadora especialista, se certifique que a mesma trabalha com startups em sua area.

  2. Qual o aporte monetário feito pela incubadora/aceleradora? Se sua empresa precisa de um aporte num futuro próximo para continuar o desenvolvimento da ideia, não adianta escolher uma incubadora que não fará um aporte. Além disso, as conexões da incubadora que você selecionar serão importantes em determinar o quanto você conseguirá levantar de aporte no "demo day".

  3. A incubadora errada pode ter um impacto negativo para a sua startup. Algumas exigem que os empreendedores se distraiam do foco de desenvolver a empresa, ao colocá-los em reuniões e eventos demais. O que pode parecer bom, mas está reduzindo o tempo disponível para investir em vendas, melhorar o produto, apresentar para investidores e manter a startup viva. Lembre que o melhor feedback que você pode ter é de um possível cliente.

  4. No início de uma startup é difícil saber se está crescendo na velocidade correta e se está tratando os problemas da maneira correta. Mais informações sobre outras startups pode ajudar a sua por comparação. A incubadora certa pode lhe colocar em contato com outras startups ajudando você a criar um benchmark do seu sucesso. Por isso, é importante optar por uma incubadora cujas outras startups do grupo tenham sinergia com o seu negócio.

Startups que passaram por boas incubadoras/aceleradoras tendem a passar mais credibilidade e confiança para investidores, clientes e novos funcionários. Porém, ser incubado não é garantia de sucesso! A jornada do empreendedor é árdua, longa e sem atalhos. Ser incubado pode abrir mais portas, mas ainda cabe a startup desenvolver e vender o produto certo.

Escolha e aproveite bem! Uma incubadora/aceleradora pode te economizar muito tempo e dinheiro, e te fazer ganhar tempo e dinheiro também, porém cabe a você, escolher bem e aproveitar ao máximo as oportunidades.