O que determina o sucesso de um programa de aceleração de startups?
Um estudo pela Universidade da Georgia nos Estados Unidos comparou aceleradoras que geravam muitos resultados positivos para as startups versus aceleradoras com resultados menos positivos.
Primeiro, apesar de muitas aceleradoras usarem a mentoria como ponto fundamental, foi percebido uma diferença na concentração dessas mentorias nas melhores aceleradoras. Estas tendiam a priorizar encontros com mentores, clientes e outros stakeholders conectando empresas com mentores o mais cedo possível no processo de desenvolvimento da ideia. Essa interação logo cedo permitia um desenvolvimento mais assertivo do produto da startup.
É comum (e desejado) que empreendedores acreditem em sua ideia. Porém, maleabilidade para mudar de direção em frente a novos fatos (o famoso "pivotar") é imprescindível para uma startup. Conversar com usuários e mentores lhes permite fazer exatamente isso.
Segundo, algumas aceleradoras promoviam privacidade, segredo, segurança e proteção das ideias, enquanto outras, estimulavam que as ideias fossem divididas com outras startups e empreendedores. As aceleradoras que compartilhavam ideias demonstraram resultados melhores, pois havia uma ajuda mútua, e ocorria menos semelhanças entre startups que se conheciam, mesmo que inicialmente achassem que eram competidoras.
Terceiro, aceleradoras que tendem a ter um programa mais padronizado, tendem a ter resultados melhores do que as que fazem uma consultoria sob medida, pois, sendo padronizado a aceleradora pode focar nos pontos positivos, ao invés de se aventurar em pontos que nem sabem se são negativos. Além disso, existirá uma linguagem mais semelhante para todos envolvidos.
Na StartVC acreditamos no valor da colaboração no processo de desenvolvimento de ideias. Fornecemos acesso rápido e amplo a mentores e criamos um processo único de aceleração onde vários empreendedores podem juntos trabalhar para um futuro melhor.