No começo, faça coisas que não escalam
Muitos empreendedores novatos acreditam que uma startup da certo simplesmente pela qualidade do seu produto ou serviço. Que basta criar um produto e o mercado irá descobrir e correr atrás para comprar. Isso não poderia ser mais longe da verdade.
Startups dão certo pois os fundadores as fazem dar certo. Uma boa metáfora seria imaginar aquela corda que você tinha que puxar com força para ligar os motores de antigamente. Você precisava colocar essa energia inicial e uma vez que o carro pegava ele te levava adiante. O mesmo acontece com startups. A equipe fundadora precisa constantemente injetar energia no sistema para que ele comece a se movimentar por se só.
No inicio de vida de uma startup os fundadores devem fazer coisas não escaláveis. Isso se aplica principalmente no recrutamento dos primeiros usuários. Você deve manualmente encontrar, conversar e convencer usuários a usarem o seu produto. Muitos fundadores são resistentes a essa ideia. Em parte por preguiça ou timidez. Muitos preferem ficar em casa escrevendo código do que ir para a rua e receber rejeições. Porém, para uma startup ter sucesso é essencial que pelo menos um dos fundadores dedique uma grande parte do seu tempo para recrutar novos usuários.