Como encontrar o produto certo - A história da Segment
Para quem não conhece, a Segment é uma startup na area de analítica de dados que vale mais de 4 bilhões de dólares. Porém, o que poucas pessoas sabem é a história de como essa empresa começou e como os fundadores desenvolveram a ideia até encontrar o produto que o mercado buscava.
Em 2011, Peter Reinhardt, Calvin French-Owen and Ilya Volodarsky aplicaram e foram aceitos na aceleradora de startups YCombinator. A ideia deles: Um aplicativo para quantificar para professores o quanto alunos estavam entendendo a aula.
Eles terminaram de desenvolver o produto durante a aceleração e logo depois foram testar em salas de aula. Em um dos primeiros testes, o professor pediu que os alunos pegassem os seus laptops e entrassem no app. A equipe de Peter ficou no fundo da sala contando os computadores e observando o que os alunos faziam com o aplicativo. Para o temor dos fundadores, eles perceberam que os alunos paravam de usar o aplicativo e passavam a entrar no Facebook. O produto deles, inadvertidamente havia criado uma fonte de distração para os alunos.
Percebendo que a ideia a qual haviam dedicado meses para construir não encontraria um encaixe com o mercado, eles voltaram a fase de planejamento. Tendo experienciado a dificuldade em analisar o uso do aplicativo resolverem desenvolver uma ferramenta para monitorar aplicativos remotamente.
Após desenvolver a ideia, eles colocaram em frente a várias empresas e a aceitação foi fraca. Como forma de tentar aumentar a aceitação do novo produto, eles criaram um software simples que permitia que um desenvolver conectasse vários softwares de analítica de uso a um app de uma forma padronizada. Eles colocaram esse software no mercado e algumas empresas começaram a utilizar o mesmo. Porém, quando eles contatavam os usuários desse software para pedir que conectassem o produto de analítica deles a resposta era quase que unanimemente não.
Pensando em desistir, a equipe optou por tentar uma última vez. Pegaram esse software deles que permitia conectar um app a várias ferramentas de analítica e começaram a divulgar o mesmo como um produto por se só. Em pouco tempo, o número de usuário passou de dezenas para centenas. Depois milhares e logo milhões de aplicativos passaram a fazer uso dessa ferramenta.
A história da Segment se repete em muitas das empresas de sucesso. É necessário ter perseverança e ir aprendendo e adaptando o produto que você esta desenvolvendo as necessidades do mercado até chegar no ponto onde o seu produto é aquilo que o mercado busca.